Roupa de homem ou de mulher?

0
211

A modernidade mudou diversos conceitos que antes pareciam tão verdadeiros que ninguém ousava contestá-los. Um desses conceitos se refere às roupas que usamos. Antes, era comum dizer que saias eram feitas para mulheres e blazers para meninos. Agora, existe o blazer feminino e a saia masculina.

Quando tudo mudou? Essa é uma pergunta difícil de responder, o que sabemos é que a forma de nos vestirmos mudou e é cada vez mais normal encontrar homens usando roupas e acessórios que até ontem eram voltados para o público feminino. Assim como é um padrão ver mulheres usando acessórios e roupas desenhadas para serem usadas por homens.

Essa transgressão na forma de se vestir rompeu com diversos valores e criou um mercado para marcas. Agora, as marcas que se dedicavam a desenvolver produtos apenas para um tipo de público, ganharam um mercado ainda maior e que cresce de tamanho todos os anos. Esse fato ainda é muito complicado de ser compreendido para quem nasceu em outra época.

Pensando nisso, preparamos o presente artigo em formato de desafio. Vamos apresentar alguns itens e você vai nos dizer se, na sua concepção, eles são itens de mulher ou de homens. Claro que vamos apresentar alguns argumentos que podem ajudar a desfazer, ou reforçar, a sua posição.

Vestidos

É óbvio que vestidos foram desenhados para o público feminino, mas desde tempos antigos há notícias de homens que gostavam de se vestir com vestidos. Apesar de continuarem sendo homens, eles preferiam esse tipo de vestimenta por conta da praticidade, conforto e também por ser bastante arejado, perfeito para épocas de calor.

Ternos

Um tipo de roupa que caracteriza homens de classe, os ternos também passaram a ser usados pelas mulheres que buscam romper com os padrões estabelecidos socialmente. Cada vez mais é normal encontrar uma mulher em um evento de gala vestindo terno e sapato social. A primeira a fazer isso, talvez tenha sido Frida Khalo, que gostava de se vestir com os ternos do seu pai.

Salto alto

Andar de salto alto é um verdadeiro desafio que apenas as mulheres dominam, ou dominam. Hoje é muito comum encontrar homens em eventos noturnos calçando saltos altos do tamanho de verdadeiros edifícios. Isso acabou criando uma desafio para as empresas do ramo de saltos altos, criar sapatos desse modelo que caiba nos pés biologicamente maiores dos homens.

Camisetas de times

No Brasil, a prática de futebol sempre foi reservada para os homens. Ocorre que nos últimos anos, em razão do investimento de alguns clubes brasileiros, o futebol feminino tem ganhado cada vez mais destaque na mídia. Isso acabou gerando uma nova demanda para as empresas de material esportivos, camisetas de times voltadas para o público feminino, mais acinturadas e menores que o tamanho padrão para homens.

Macacões

Esse item ficou conhecido com a roupa oficial dos mecânicos, porém, hoje é um item muito comum no guarda-roupa de qualquer pessoa, seja mulher ou homem. É um exemplo de item que, além de romper com os padrões de gênero, também rompeu com os padrões de classes. Deixou de ser uniforme para se tornar item de moda.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here